Arqueólogos acham cenário do primeiro milagre de Jesus.

Arqueólogos acreditam ter encontrado vestígios do antigo vilarejo de Caná, onde, segundo a Biblia, Jesus transformou àgua em vinho durante casamento. Reprodução
JERUSALÉM - Arqueólogos israelenses acreditam ter descoberto na Galiléia o lugar onde estaria localizada a aldeia de Caná, citada na Bíblia como o local onde Jesus realizou seu primeiro milagre - ao transformar água em vinho, durante um casamento, segundo a narrativa dos Evangelhos.

Os especialistas, que trabalham numa área conhecida atualmente como Kfar Kana, na baixa Galiléia, descobriram estruturas de uma assentamento israelita que existiu durante mais de 700 anos, informou o Escritório Geral de Antigüidades de Israel.

A descoberta inclui ruínas de mais de um metro e meio de altura que datam das épocas helenística, romana e bizantina na Terra Santa.

Também foram achadas utensílios e fragmentos de pelo menos um vaso de pedra que seria semelhante aos usados por Jesus para fazer o primeiro milagre. Segundo o Evangelho de São João, Jesus pediu que se enchessem "talhas de pedra" com água e que servissem o conteúdo - transformado em vinho - aos convidados do casamento.

A arqueóloga israelense Yardena Alexander acredita que a Kana atual, uma cidade árabe, foi erguida nas proximidades do antigo vilarejo.