Megaprojeto vai testar os limites da Física.

O projeto Atlas deve entrar em funcionamento em 2007
Físicos britânicos completaram a primeira fase de um aparelho experimental que foi criado com a finalidade de investigar as forças que moldaram o Universo.

O projeto, conhecido como experiência Atlas, vai explorar as propriedades fundamentais da matéria e procurar uma “nova Física” que vá além dos limites do conhecimento atual.

A experiência vai ser feita no acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), que deve entrar em funcionamento em 2007.

O LHC vai criar miniburacos negros promovendo colisões de partículas altamente energizadas e recriando condições existentes logo após o Big Bang, fenômeno apontado como sendo a origem do Universo.

Massa

Os pesquisadores estão confiantes de que, com estas experiências, vão conseguir detectar a partícula mais procurada da Física: o boson de Higgs.

Ela seria a chave para explicar por que todas as outras partículas contêm massa.

O elemento que já está pronto é o primeiro dos quatros cilindros do chamado STC (SemiConductor Tracker), que vai rastrear o movimento das partículas.

Quando estiver pronto, o Atlas, que está sendo construído na fronteira da Suíça com a França, vai ter 25 metros de altura e 46 metros de comprimento.

Seu peso será de 7 mil toneladas.