Hubble assiste a eclipse triplo em Júpiter; veja foto.

À primeira vista, Júpiter parece contaminado por sarampo. Cinco manchas --uma branca, outra azul e três pretas-- marcam o hemisfério norte do planeta. Mas as lentes do telescópio espacial Hubble desnudaram um fenômeno peculiar --um eclipse triplo, com o alinhamento de três das maiores luas na frente do planeta.

Nasa/ESA
As protagonistas são Io, Ganimede e Calisto. A primeira projeta sua sombra um pouco à esquerda da imagem do telescópio Hubble; a segunda, mais à esquerda; e a última, mais à direita do globo. Mas apenas duas delas são visíveis na imagem --Io é o círculo branco, e Ganimede, o azul.

Segundo a Nasa (agência espacial norte-americana), As cores da imagem parecem diferentes do que se veria a olho nu porque o Hubble usou sua câmera infra-vermelha para tirar a foto.

Por aqui, é possível observar um eclipse solar quando a Lua se põe entre o Sol e a Terra. Júpiter, no entanto, tem quatro luas de tamanho parecido ao da nossa --e elas freqüentemente se metem no caminho entre o planeta e o Sol.

Os eclipses triplos ocorrem em Júpiter apenas uma ou duas vezes a cada década. O fenômeno é raro porque cada lua de Júpiter orbita o planeta a uma velocidade diferente.