::   Academia Filosófica Cristã   ::
Página Inicial
Quem Somos
Reflexão
Artigos
Destaques e Eventos
Inscrição
Serviço Assistencial
Área de Trabalho
Fale Conosco
 

*
Calendário e Grupos de Harmonização
----------------------
* Calendário e Grupos Preceptoria Introdução
----------------------
* Harmonização de doentes.
----------------------

Notícias/Artigos

Anões tinham status elevado no Antigo Egito, diz estudo
BBC Brasil
27/12/2005













Bes, deus anão do Antigo Egito
Entalhe de Bes, o deus anão do antigo Egito

Os egípcios da Antigüidade respeitavam os anões, e sua estatura não era vista como uma desvantagem física, de acordo com estudo da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos.

Uma equipe do hospital universitário examinou despojos humanos e evidências de manifestações artísticas e constatou que os egípcios adoravam deuses anões.


Muitos anões tinham uma posição de autoridade na família, diz pesquisa publicada no American Journal of Medical Genetics.


Atualmente, os médicos identificaram mais de cem problemas de saúde que podem levar à baixa estatura.


O mais comum é a acondroplasia, que que causa o encurtamento dos membros e afeta 1 em cada 25 mil nascimentos por ano.


Cerca de 75 por cento dos indivíduos com características de limitação de crescimento são filhos de pais de estatura mediana.


Os pesquisadores americanos examinaram o Antigo Egito por causa do clima quente e seco e dos sistemas sofisticados de sepultamento adotados. Graças a eles, muitos despojos humanos ainda estão intactos.


Sepultamento


Chahira Kozma, do departmento de pediatria da Universidade de Georgetown disse que foram examinados anões que conquistaram uma posição na "elite" da sociedade, e anões em posição comum.


Os pesquisadores estudaram vestígios biológicos mais antigos de anões de um período que remonta 4500 aC e vários esqueletos do Antigo Império, entre 2700 e 2190 aC.


Eles encontraram várias imagens de nanismo nas paredes de tumbas e pinturas em vasos, além de estátuas e outras manifestações artísticas.


Anões figuravam em pelo menos 50 tumbas, e a repetição de determinadas imagens mostra que eles estavam bastante integrados na sociedade, disseram os pesquisadores.


As imagens indicam que anões eram empregados como secretários particulares, encarregados de jóias, bailarinos e artistas, entre outras atividades. Vários deles eram tão apreciados que tiveram sepultamentos no cemitério real, próximo às pirâmides.


Havia ainda dois deuses anões no Antigo Egito: Bes e Ptah.


Bes era o protetor da sexualidade, parto, mulheres e crianças. Seu templo foi escavado recentemente no oasis de Baharia, na região central do Egito.


Ptah era associado à regeneração e ao rejuvenecimento.





Ler Mais

© Indústria de Site - Criação de Sites