::   Academia Filosófica Cristã   ::
Página Inicial
Quem Somos
Reflexão
Artigos
Destaques e Eventos
Inscrição
Serviço Assistencial
Área de Trabalho
Fale Conosco
 

*
Calendário e Grupos de Harmonização
----------------------
* Calendário e Grupos Preceptoria Introdução
----------------------
* Harmonização de doentes.
----------------------

Notícias/Artigos

Discovery é lançado de base espacial na Flórida.
BBC do Brasil
26/07/2005







 

 






Lançamento do ônibus espacial Discovery
Missão é 1ª de um ônibus espacial desde a explosão do Columbia

O ônibus espacial Discovery partiu do Kennedy Space Center, na Flórida, às 10h39 (horário local, 11h39 no horário de Brasília) desta terça-feira, para uma missão de 12 dias.

Com tempo aberto e céu azul, o lançamento foi aplaudido pelas famílias dos astronautas do ônibus espacial e por funcionários da Nasa (a agência espacial americana) que acompanharam o início da missão.


Os sete tripulantes do Discovery vão levar novos suprimentos para a Estação Espacial Internacional (EEI) e testar medidas de segurança criadas após o acidente com o ônibus espacial Columbia, em 1º de fevereiro de 2003, em que morreram sete astronautas.




"Em nome de muitos milhões de pessoas que acreditam profundamente no que fazemos, boa sorte, vão com Deus e divertam-se um pouco lá em cima", disse o diretor de lançamentos da Nasa, Mike Leinbach, à comandante Eileen Collins e sua tripulação, pouco antes da partida do Discovery.


Segunda tentativa


Foi a segunda tentativa da Nasa de iniciar a missão do Discovery na atual janela de lançamentos. A tentativa anterior, em 13 de julho, teve que ser abortada devido a uma falha em um sensor de combustível.


Nesta terça-feira, o problema não se repetiu e a contagem regressiva foi realizada sem interrupção. O Discovery partiu rumo ao espaço e deixou uma grande nuvem de fumaça para trás.


A separação dos propulsores sólidos e do tanque externo ocorreu sem incidentes e, oito minutos e meio após o lançamento, o ônibus espacial desligou seus motores para entrar em sua órbita preliminar planejada.


Durante os próximos dias, uma série de injeções de combustível vão gradualmente aumentar a altitude do Discovery.








Reprodução do ônibus espacial Discovery
Ônibus espacial vai testar novos dispositivos de segurança


"(O ônibus espacial) está em órbita e parece bem, o que provavelmente significa que está tudo certo. Agora, a tripulação tem mais trabalho a fazer", disse Allard Beutel, porta-voz da Nasa.


A agência espacial americana diz que aprendeu as lições de segurança deixadas pelo desastre com o Columbia, que se tornou o vôo de um ônibus espacial mais investigado da história.


O Columbia se despedaçou ao tentar reentrar na atmosfera da Terra. Gases superaquecidos entraram em um buraco aberto na asa do ônibus espacial, durante a decolagem, por um pedaço de espuma, do tamanho de uma mala, que se soltou do tanque de combustível externo.


A Nasa posicionou um número muito maior de câmeras no solo e no ar para monitorar o lançamento do Discovery com o máximo de detalhes possível.


O ônibus espacial vai levar peças e suprimentos para a EEI e testar novos dispositivos de segurança como um kit de reparos para placas antitérmicas e um braço robótico de mais de 15 metros que vai inspecionar o Discovery em órbita.


A previsão é de que a missão espacial termine com a aterrissagem do Discovery no Kennedy Space Center às 5h45 (horário local) do próximo dia 7 de agosto.





Ler Mais

© Indústria de Site - Criação de Sites